
Dor Lombar

Dor lombar
Quão comum é a dor lombar?
A dor lombar é uma queixa muito comum em muitas clínicas de Quiropraxia, entre 60 e 80% da população em geral é afetada em algum estágio da vida. Embora a maioria dos indivíduos se recupere dentro de 6 semanas, 5 a 15% não respondem a tratamentos convencionais
(remédios) e continuam com incapacidade, afetando gravemente a qualidade de vida.
Quais são as causas de dor lombar ?

A maioria das dores lombares é de natureza mecânica. Clinicamente, a causa exata de qualquer dor lombar é frequentemente difícil de determinar devido ao grande número de estruturas na lombar que podem ser a fonte da dor. Às vezes, são necessários estudos radiográficos ou outros exames para determinar um diagnóstico. As condições mais comuns vistas na clínica Coluna&cia são:
Outras causas de dor lombar podem incluir dor referida de órgãos internos, como os rins . Devido às várias causas de lombalgia, mecânicas e não mecânicas, é importante obter um diagnóstico correto antes de prosseguir com o tratamento.
Quais sinais de dor lombar requerem atenção imediata?
Se você desenvolver os seguintes sinais e sintomas, consulte seu médico imediatamente. Pode indicar uma condição séria que pode precisar de atenção médica imediata:
-
Dor nas costas persistindo além de alguns dias
-
Dor nas costas que faz você acorda à noite
-
Dificuldade em controlar a função intestinal ou da bexiga
-
Dor nas costas acompanhada de febre, calafrios, suores ou outros sintomas incomuns
Qual é a abordagem de tratamento quiroprático para dor lombar?
A maioria das pessoas estão sob a suposição de que, se não sentem qualquer dor, que não há nada de errado com seu corpo - que estão saudáveis. Infelizmente, a dor é um indicador muito pobre de saúde. De fato , a dor e outros sintomas frequentemente aparecem apenas após uma doença ou outra condição, na qual já se encontra avançada .
Por exemplo , considere uma cárie em seu dente . Dói quando se desenvolve primeiro ou somente depois que se torna um problema sério ? Como a doença cardíaca ?
Independentemente de saber se você está falando sobre câncer, doenças cardíacas , diabetes, estresse ou problema na coluna vertebral , a dor é geralmente a última coisa a aparecer. Quando você começa os cuidados com quiropraxia, a dor também é o um dos primeiros sintomas a desaparecer , embora grande parte da condição subjacente permanece.
A filosofia da quiropraxia acredita que todos os sintomas originam-se de uma das três causas:
•Física – algum trauma anterior, má postura, hábito, etc., muda o alinhamento do corpo e interfere na função biomecânica ou neurológica do mesmo
.•Química – carência de alimentos corretos, aumento de toxinas, fumaça, poluição, medicamentos, bebidas, excesso de metais, etc., impedem o desenvolvimento bioquímico do corpo.
•Emocional – o lado físico é diretamente atingido pelas emoções. Diariamente, o excesso de responsabilidade, estresse e, às vezes, culpa, mágoa, raiva e outras emoções somatizam em nosso corpo.Para viver bem e alcançar o bem-estar é necessário trabalhar todas essas áreas dando atenção aos detalhes. A responsabilidade de cada um não pode ser substituída por nenhuma terapia, mas felizmente a quiropraxia, pode ajudar. Também é importante viver em harmonia com o corpo e com a natureza..
A correção acontece ,através de ajustes das subluxações vertebrais, (Ajuste) força de alta velocidade e baixa amplitude direcionada para segmentos articulares específicos.
Os cuidados quiropráticos se dividem em três fases. Após o exame inicial, de acordo com os achados, determinaremos com qual intensidade será executada a primeira fase do tratamento. Ao final de cada fase será feita uma reavaliação. O paciente evolui para a próxima fase à medida que os objetivos forem alcançados. Veja abaixo como funciona cada fase do tratamento.
FASE 1 – INTENSIVA
OBJETIVOS:
-
Iniciar correção estrutura
-
Combater a memória cinestésica do corpo*
*Memória Cinestésica é o padrão estrutural de cada pessoa. O corpo remodela de acordo com as atividades que você exerce e as diversas posições com as quais está acostumado. Esses fatores vão distorcendo o corpo aos poucos. Combater a memória cinestésica significa corrigir/reprogramar a postura e a estrutura do corpo e principalmente deixa-lo livre de qualquer interferência. Neste primeiro momento as consultas serão mais frequentes, podendo ser programadas de 2 a 3 vezes por semana.
FASE 2 – ESTABILIZAÇÃO
OBJETIVOS:
-
Continuar correção estrutural
-
Adquirir maior estabilidade da coluna*
*Estabilizar a coluna significa dar mais resistência. Permitir que a coluna se mantenha alinhada por mais tempo. Com a coluna estabilizada você poderá realizar suas atividades normalmente.Neste período os ajustes serão espaçados 1 vez por semana podendo ser prolongado para a cada 15 dias .
Para evitar lesões futuras, é importante melhorar a flexibilidade das articulações e a força dos músculos. Seu quiropraxista irá aconselhá-lo a procurar profissionais habilitados para prescrever exercícios adequados de alongamento e fortalecimento, de acordo com suas necessidades físicas e nível de condicionamento físico.A clinica Coluna &Cia dispõe de um estúdio de Pilates com profissional habilitado.
FASE 3 – MANUTENÇÃO
OBJETIVOS:
-
Manter os objetivos adquiridos anteriormente*
-
Desenvolver o bem-estar progressivo, mantendo o sistema nervoso funcionando sem interferências
-
Evitar o desgaste e a degeneração das articulações da coluna
-
Proporcionar qualidade de vida.
*A manutenção é importante para quem não quer ter que se preocupar com problemas degenerativos da coluna. Nesta fase, os ajustes inicialmente são mensais, e depois passam a ser bimestrais. Com a manutenção pode-se evitar a reicidência das subluxações , além de garantir um melhor funcionamento progressivo das partes do corpo.
Dieta, postura de trabalho, sono etc. desempenham um papel vital no desenvolvimento e na prevenção da dor lombar. Seu Quiropraxista trabalhará com você para identificar ajustes no estilo de vida que o ajudarão a maximizar a qualidade de sua saúde..
* É necessário obter um diagnóstico adequado para todas as condições acima, antes de fornecer uma combinação adequada de tratamentos. Esta é apenas uma lista de possíveis tratamentos para a condição individual, mas nem todos eles podem ser necessários, nem se limita apenas aos listados.